domingo, julho 31, 2011

Eu sou de Porto Alegre!



A Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, no Brasil, não é a rua mais bonita do mundo apenas pelo impressionante efeito visual do seu imenso túnel verde de tipuanas. Ela é a rua mais bonita do mundo por isso, mas, sobretudo, porque essas árvores foram plantadas a acarinhadas pelos seus moradores, ao longo de várias décadas; ou seja, este túnel verde é resultado do amor, do amor às árvores!

E foi a partir desse amor e dessa luta dos moradores da Gonçalo de Carvalho, que o poder político da cidade se viu obrigado a reconhecer a importância deste património cultural, paisagístico e ambiental, classificando-o e protegendo-o com a força da lei. Embora, como se constata pelo vídeo, lá como por cá, nem sempre a lei  é, por si só, garante da preservação do património. O poder público tem que saber manter esse património para as gerações futuras.

A Gonçalo de Carvalho é a mais bonita história de amor às árvores que conheço. Como diz o meu amigo César Cardia, ela é uma história de inspiração para todos os que amam as árvores, um pouco por todo o mundo. A isso eu só posso responder da seguinte forma: eu sou de Porto Alegre!

12 comentários:

Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho disse...

Pedro, certamente teus comentários sobre a Rua Gonçalo de Carvalho são os que mais nos tocam, entre tantos que lemos na internet e entre tantas mensagens que recebemos de tantos locais distantes de nossa cidade.
Tu, que a chamaste de "A Rua Mais Bonita do Mundo", tens nosso reconhecimento como um dos maiores divulgadores da Rua e da necessária luta por sua preservação.
Para nós, tu és sim de Porto Alegre.
E mais do que ser de Porto Alegre, és um grande Amigo da Rua Gonçalo de Carvalho!
Ter mais um Amigo e ainda com tuas qualidades e conhecimento, faz com que nos sintamos muito honrados e orgulhosos.
Um grande e fraterno abraço dos teus amigos do outro lado do oceano, da tua Gonçalo de Carvalho, da tua Porto Alegre.

(Cesar)

Anónimo disse...

URGENTE ! ! !

* UMA INSPEÇÃO FITO SANITÁRIA GERAL NAS ÁRVORES DA RUA GONÇALO DE CAVALHO, em porto alegre RS Brasil.

* * PARABÉNS
CESAR CARDIA, VEREADOR BETO MOESCH, PRESIDENTE DA AMABI,...

- parabéns ao BLOG.

Eduino de Mattos
Porto Alegre RS

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa!

Sim, a educação e a informação são as formas mais importantes para a preservação do bem comum.
São atitudes como esta que nos orgulham por pertencer a essa cidade!

Marcos Rodrigues

Milene disse...

A Rua Gonçalo de Carvalho é realmente linda. O ar que se respira lá é diferente, nem parece que está localizada bem perto de movimentadas avenidas. É sempre um grande prazer passear por lá, à sombra de suas belas árvores.

Paulo Renato disse...

Não podemos esquecer que nessa rua nasceu a saudosa Cooperativa Ecológica Coolmeia, entidade que praticamente introduziu a alimentação natural em Porto Alegre, junto com a também saudosa Associação Macrobiótica. Em mais de 20 anos de existência, a Coolmeia teve também destacada atuação no movimento ambientalista, além de ter criado a Feira de Agricultores Ecologistas do Bom Fim, com a modesta participação deste escriba.

Vanoska Buchholz da Costa disse...

Olá,sempre comentei que essa
é a rua mais linda de Porto
Alegre,fiquei encantada com
essa reportagem,a rua não é
só linda, tem uma energia
especial,só indo lá pra sentir.
parabéns pelo blog!

Anónimo disse...

A rua mais charmosa do Brasil é a Mucuge de Arraial dAjuda Bahia

Anónimo disse...

Que lindo esse texto. Sou uma brasileira que vive em Massachusets/USA ja tinha visto fotos dessa rua pela internet. Fiquei emocionada com o seu texto.

Muito obrigada!

Adriana

Eloisa disse...

Nós, simples cidadãos podemos deixar nossa Porto Alegre muito mais verde e bonita.Podemos nos inspirar na rua Gonçalo de Carvalho e plantar muitas árvores. Se na frente de cada casa ou prédio tiver uma árvore plantada, a qualidade do ar será infinitamente melhor.

Lucas Michels disse...

O jornalismo brasileiro atual é tão venal e novelista que me causa estranheza assistir uma matéria de tanta qualidade como essa. Parabéns a quem montou esse material de tanta qualidade e informação integral sobre a rua com os melhores moradores do mundo.

Um abraço!

Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho disse...

Vencemos, Pedro!
Mais de 70 Túneis Verdes da cidade de Porto Alegre já terão mais uma garantia para serem preservados: a Lei!
As árvores de Porto Alegre agradecem teu apoio e de todos os defensores das árvores de Portugal.

Abraços
(Cesar)

Unknown disse...

Simplesmente sensacional a matéria!
Parabéns Pedro pelo texto e a todos responsáveis pela matéria.

Estou atualmente na Inglaterra mas sou natural de Porto Alegre, estou sempre divulgando esse Patrimonio que temos que é a rua Gonçalo de Carvalho, em qualquer lugar do mundo e lingua que faça uma pesquisa no Google sobre a rua mais bonita do mundo, irá aparecer a rua Gonçalo de Carvalho primeiro.
Quanto mais pessoas pelo tiverem conhecimento disso, maior o valor e a valorização deste patrimonio mundial (por que não?).

Abraços
Andy Maia